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Como conseguir uma alimentação mais saudável e sem gorduras

Se você sofre de hipercolesterolemia, reduzir os níveis de colesterol no sangue não é apenas uma escolha de alimentos baixos em gordura, fazer a dieta correspondente, tomar os medicamentos prescritos pelo médico, etc., É mais que tudo isso, já que o objetivo a cumprir é mudar hábitos que te ajudem a alcançar uma alimentação mais saudável e sem gorduras que lhe sirva para toda a vida. Por isso, eu vou te dizer como baixar o teor de gordura da dieta e assim alcançar uma qualidade de vida melhor.


Baixe o teor de gordura da alimentação é muito mais do que escolher alimentos pobres em gorduras. Se bem que apenas esta ação é muito importante, é necessário estabelecer diretrizes que sirvam, também, para mudar hábitos alimentares que ajudem a melhorar a qualidade de vida e a prevenir doenças, tais como doenças cardíacas.


Como conseguir uma alimentação mais saudável e sem gorduras



  • Além de escolher alimentos com baixo teor de gordura, é necessário combiná-los de maneira tal que se potenciem os seus benefícios.

  • É necessário substituir alguns ingredientes com gorduras de má qualidade, por outros de boa qualidade.

  • Utilizar técnicas que reduzam o teor de gordura das refeições.

Como reduzir o teor de gordura da dieta


Cozinhar com pouca gordura



  • Substituir frituras por alimentos assados, grelhados, no vapor ou no forno.

  • Utilizar panelas não-aderentes.

  • Usar óleos spray para cozinhar.

  • No caso de fritar alimentos, usar papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

  • Retirar a gordura visível das carnes vermelhas, assim como a pele do frango, galinha, peru, etc.

  • Ao preparar caldos, deixar que estes se arrefeçam e retire a gordura da superfície.

Tempere a comida



  • Usar especiarias para compensar a falta de sabores que proporcionam certas gorduras como manteiga.

  • Evitar o sal, esta em excesso pode contrair as artérias e provocar problemas cardiovasculares.

  • Elaboração de molhos caseiros e dietéticas, como maionese, molho de tomate, molho branco, etc.

  • Usar vinagre, aceto balsâmico, azeite de oliva, para a elaboração de molhos baixos em gorduras.

Adaptar suas preparações



  • A utilização de óleo vegetal em vez de gorduras de origem animal.

  • Substituir a manteiga por margarina.

  • Substituir o ovo inteiro por 2 claras de ovo.

  • Substitua os laticínios integrais por dietéticos.

Mudar hábitos alimentares



  • Manter uma dieta completa com: frutas, legumes, carnes sem gordura (peixe, frango sem pele, carnes vermelhas).

  • Antes de começar a comer, beber 1 tigela de caldo desengordurados ou 2 copos de água para reduzir a fome. Desta forma você consegue mais saciedade.

  • Servir as porções diretamente nos pratos, para evitar servir várias vezes.

  • Consumir de preferência vegetais e frutas cruas em substituição de cozidos, já que, desta forma, conservam-se maior teor de antioxidantes, vitaminas e minerais úteis para reduzir o colesterol no sangue.

  • Para reduzir a fome é optar por alimentos de baixo teor de gordura, escolha legumes e frutas frescas, cereais integrais, legumes, etc.

  • Não ir ao supermercado sentindo fome. Está comprovado que, se uma pessoa sente fome, vai ao supermercado, tende a escolher alimentos ricos em gorduras, porque estes têm um maior sabor.

  • Utiliza técnicas da cozinha oriental, já que estas são mais saudáveis.

Estas são algumas das diferentes formas de como diminuir o teor de gordura da dieta.


Na cozinha, é necessário criatividade e inventividade, esta é a chave para alcançar uma alimentação saudável, não só para reduzir momentaneamente o colesterol e os triglicerídeos, mas também para mudar hábitos que você possa melhorar a sua qualidade de vida e, assim, prevenir doenças degenerativas.


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